Ubernews – Jornalismo de verdade

simbolo-whatsapp-png
+55(34)32127403

A Secretaria de Segurança Pública divulgou, agora há pouco, uma nota na qual qualifica como “criminoso” e “espionagem” o vazamento de um video  que registra um encontro entre o secretário Antônio Ferreira Pinto e um jornalista da Folha de São Paulo. As imagens foram gravadas pelo circuito de cameras de segurança do Shopping Pátio Higienópolis, vizinho à sede da SSP.

No encontro, segundo fontes policiais, Ferreira Pinto teria “vazado” para o repórter Mário Cezar Carvalho um dossiê sobre as atividades privadas do ex-coordenador de Análise e Planejamento Túlio Kahn, demitido na semana passada por supostamente vender informações sigilosas da secretaria para empresas públicas e privadas. O video, que foi obtido pelo radialista  João Alkimin, do site São José Dia e Noite, foi reproduzido pelo Blog do Pannunzio e pode ser visto aqui.

O Blog do Pannunzio enviou e-mail à SSP nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira. Sete perguntas foram feitas, mas apenas três foram respondidas na nota. A Secretaria de Segurança Pública não explicou o motivo do encontro, nem que documentos continha o envelope que Antônio Ferreira Pinto aparece portando nas imagens, muito menos se foi ele ou não quem vazou o dossiê que, uma vez pubicado, acabou determinando a demissão de Kahn.

Leia, abaixo, a íntegra da nota.

 

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informa

1) É grave a obtenção e a divulgação de imagens do circuito interno de um shopping center de São Paulo. Não por seu conteúdo, mas pelo forte indício de que grupos criminosos as utilizaram para espionar o primeiro escalão do Estado e o trabalho legítimo da imprensa, protegido pela Constituição Federal da República.

2) As imagens mostram um encontro ocorrido em um lugar público entre o secretário de segurança de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto e um jornalista de importante veiculo de comunicação.

3) Não há nada de suspeito na conversa entre ambos. Suspeito seria um encontro do secretário com criminosos comuns ou funcionários públicos corruptos.

4) A imagem de pessoas só podem ser utilizadas se houver expressa autorização ou por ordem judicial. Portanto, o vazamento das imagens produzidas pelo circuito interno do Shopping Higienópolis constitui crime.

5) Deve-se, aliás, à continuidade do combate ao crime e à corrupção policial a queda histórica dos índices de criminalidade em São Paulo. O Estado de São Paulo atingiu o menor índice de homicídios da história recente. É o que apontam as Estatísticas da Criminalidade divulgadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Novamente o crime caiu em São Paulo e chegou-se, em 2010, a 10,47 homicídios dolosos para cada 100 mil habitantes. Em 1999, quando a taxa era de 35,27/100 mil, alcança a significativa marca de 70,3%. De lá para cá, os índices têm mostrado queda consistente. A taxa de 10,47, registrada em 2010, é menor do que a metade da taxa de homicídios brasileira, de 24,5 para cada 100 mil habitantes/ano.

6) Tal avanço só foi possível pela sucessão de políticas de segurança virtuosas, acompanhadas, sempre, do combate implacável à corrupção e à violência policial. Desde 2009, 298 policiais foram demitidos a bem do serviço público. Outros 324 foram expulsos ou exonerados.

7) Vale ressaltar que, desde a recondução do secretário Ferreira Pinto ao cargo de secretário da Segurança, o inconformismo de uma pequena parcela de policiais prejudicados com a austeridade da política atual de segurança se intensificou.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress